Notícias

Para a Inaceres, 1º Simpósio Brasileiro da Pupunheira foi positivo



Para o Diretor Superintendente da Inaceres, Ricardo Araújo Ribeiral, o resultado do I Simbrap (Simpósio Brasileiro da Pupunheira), realizado de 27 a 30 de setembro, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, em Ilhéus-Bahia, foi extremamente proveitoso e teve muito a agregar para as áreas agrícola e industrial, envolvidas na cadeia do palmito de pupunha no Brasil.

“O Simpósio como um todo foi bem interessante e muito positivo. Contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, de várias partes do país. Representantes dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, por exemplo. Já as palestras foram muito pertinentes, abrangendo questões técnicas de manejo, mercado, aproveitamento dos frutos e demais partes da palmeira, além de análises sobre a viabilidade da cultura que demonstrou ser bem positiva para a região”, detalha Ribeiral.

Como uma das empresas a apresentar um dos casos de sucesso no I Simbrap, a Inaceres destacou a sua colaboração para o fortalecimento da cadeia do palmito de pupunha através de ações da empresa na região e através da Abrapp (Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Palmito de Pupunha). Mostrou também dados da pesquisa Nielsen como o crescimento expressivo do palmito de pupunha no mercado nacional e a consequente queda do palmito extrativo.

Ainda segundo Ribeiral, a receptividade com relação as informações da Inaceres foi muito boa. Muitos gostaram de saber que o consumo do palmito de pupunha tem crescido, a exemplo do que já acontece no mercado externo. Outro fator que agradou foi a apresentação das ações por parte da Abrapp, com foco no combate ao palmito clandestino e em estudos de novas embalagens.

Também em sua apresentação, denominada “Um elo na construção do Palmito de Pupunha no Brasil”, a Inaceres demonstrou detalhes do seu Projeto Integração, que envolve ações de fomento à qualidade de vida e aumento da renda de famílias de pequenos agricultores que atuam como seus integrados na região Sul da Bahia, próximos às fazendas.

Ribeiral agradece a homenagem que a Inaceres recebeu no evento e em nome de toda sua equipe, parabeniza a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, pela iniciativa, organização e realização do Simbrap, e de um modo especial a Dra. Maria das Graças Parada, presidente da Comissão Organizadora do evento.